Conheça a diferença entre o financiamento CDC e o Leasing, antes de comprar seu carro novo

Já faz um tempo que o carro deixou de ser apenas um veículo de passeio e se tornou uma necessidade diária. Devido às rotinas e hábitos de novos estilos de vida, os carros tornaram-se uma necessidade para o deslocamento para o trabalho, escola, viagens e atividades diárias.

Por isso, muitos estão buscando alternativas financeiras para adquirir esse importante ativo. Quem está em busca do tão sonhado carro novo, acaba se deparando com diferentes opções de financiamento de veículo e se pergunta:

Qual a diferença entre leasing e financiamento CDC?

Poucas pessoas podem e estão dispostas a comprar carros à vista, seja porque não têm valor no curto prazo ou porque acabam sobrecarregando os recursos financeiros. Para quem precisa de um carro novo ou usado, essa é uma ótima opção para parcelamento de veículos.

O modelo mais comum no Brasil é o financiamento por CDC (Crédito Direto ao Consumidor). No entanto, outra possibilidade de parcelamento surgiu no mercado, o leasing. Esta operação é incomum entre os indivíduos e tem sido amplamente utilizada por empresas e popular nos Estados Unidos.

Mas afinal, quais são as opções mais viáveis? Quer entender de uma vez por todas a diferença entre leasing e financiamento CDC? Você está no lugar certo!

Para você ter uma ideia da diferença entre leasing e financiamento CDC, resolvemos explicar detalhadamente como funciona cada forma de pagamento.

O que é conhecido como “leasing” é um tipo de aluguel de carro. Nela, o comprador será o proprietário da mercadoria, mas ela só será transferida para seu nome ao final do parcelamento. O arrendamento é um contrato conhecido na legislação brasileira como “arrendamento comercial” e, portanto, não é um negócio de financiamento.

As partes envolvidas são chamadas de “locador”, neste caso o banco, e o “locatário”, neste caso o futuro proprietário do veículo.

Na prática, muitos sempre consideraram esse tipo de parcelamento mais vantajoso porque em muitos casos tem uma taxa de juros menor, principalmente por não incluir o valor do IOF (Imposto Operacional Financeiro). No entanto, é importante analisar todas as características e ofertas de cada banco, que podem variar e conter alguma burocracia.

Um dos principais pontos de uma locação é que não há contrato por menos de 24 meses e só pode ser pago antecipadamente, se houver juros, após três meses ou após o pagamento de 30% do valor do carro.

Em todos os casos, no entanto, quando o locatário opta pelo pagamento antecipado, multas de rescisão de contrato de 3% a 5% geralmente são cobradas quando o contrato é rescindido.

Além disso, para faturamento de 3 a 24 meses, um terceiro precisará ser designado para transferir a propriedade. Ou seja, o carro não ficará em nome do locatário. O veículo só pode ser transferido para o locatário após o 24º mês após o início do contrato de aluguer.

Financiamento do CDC

Hora de saber mais sobre a diferença entre leasing e financiamento CDC e conhecer todos os detalhes sobre a segunda forma de pagamento.

O CDC basicamente fornece um empréstimo pelo comprador no banco, acrescido de um determinado valor acrescido de juros que variam de acordo com o valor da parcela a ser paga. Diferentemente do leasing, no CDC o carro será vendido em nome do comprador, mas para a instituição financeira que o financia.

Dessa forma, o instrumento é utilizado como garantia para eventuais dívidas. O CDC é de maior interesse, pois inclui IOF em relação ao arrendamento.

No entanto, a maior vantagem dessa forma de pagamento é que o comprador pode quitar parte ou a totalidade da dívida a qualquer momento, com potencial de reduzir as parcelas de juros cobradas no futuro. Além disso, o comprador poderá contratar em todos os termos sem quantidades mínimas de parcelamento.

Entenda de vez sobre o financiamento de veículos

Percebe-se que a diferença entre o arrendamento mercantil e o financiamento CDC está principalmente nos juros e na rigidez no parcelamento.

Enquanto em uma locação a taxa de juros é menor e você pode acabar economizando muito dinheiro, em um CDC você não fica vinculado aos termos que permitem quitar a dívida ou parte dela a qualquer momento, reduzindo o valor futuro. Neste último caso você tem uma liberdade maior caso surja algum dinheiro extra e queira se livrar das parcelas.

Além disso, outro ponto a ser observado sobre a diferença entre leasing e financiamento CDC é a propriedade do veículo.

No primeiro caso, o veículo fica em nome do banco até o final do pagamento, enquanto no segundo caso o carro fica em nome do comprador desde o início. Em ambos os casos, o carro corre o risco de ser retomado pelo banco em caso de dívida.

Ao escolher entre o leasing ou CDC, o consumidor deve ter em mente suas intenções com o veículo, bem como sua situação financeira de longo prazo.

ai comprar um carro e gastar muito tempo com ele? Então talvez a locação seja uma boa opção. Você está planejando comprar temporariamente até ter algum dinheiro extra e comprar um veículo melhor?

Portanto, considere seriamente o financiamento do CDC. Sua renda é irregular, às vezes dando-lhe renda extra e dando-lhe uma pausa financeira?

Portanto, analise com cuidado se é melhor investir o dinheiro e mantê-lo na locação, ou se prefere pagar mais parcelas de uma só vez durante o processo de financiamento do CDC.

Simule aqui