Consórcio de veículos – O que você precisa saber antes de comprar seu carro novo

O objetivo de muitas pessoas é comprar um carro novinho, porém, nem todas têm recursos para realizar esse sonho e, na maioria das vezes, optam pelo financiamento.

No entanto, existe outra forma de crédito, um consórcio de automóveis, que pode tornar isso uma realidade. Se você está considerando a possibilidade de contratar um consórcio, leia este artigo.

O que significa Consórcio de veículo?

Consórcio de veículos é um modelo de crédito onde as pessoas se reúnem e cada uma paga uma parte.

O consórcio funciona de forma inversa ao financiamento tradicional. Porque isso inclui emprestar dinheiro para pagar juros mais tarde.

Em um consórcio, além disso, você paga ao banco e recebe dinheiro para fazer a compra do bem, à vista.

No entanto, também é possível que seja contemplado por sorteio e receba o crédito antes do do contrato.
Se isso acontecer, você continua a pagar as parcelas após a contemplação.

Como funciona o Consórcio de veículos?

Os consórcios de automóveis é basicamente um financiamento em grupo. Você e outras pessoas com o mesmo desejo de comprar um veículo pagam parcelas mensais para criar uma poupança conjunta.

Há um sorteio mensal onde uma pessoa é selecionada do grupo para receber uma carta de crédito.

No entanto, se você não quiser depender da sorte e não quiser esperar até que o consórcio termine para receber seu dinheiro, você pode optar por lances livres, onde qualquer membro do consórcio dá um lance sem limite de valor.
Portanto, o consorciado que fornecer o maior valor receberá a carta de crédito.

Detalhes sobre o consórcio

Quando você escolhe um consórcio de carros, ao definir o valor que você vai pagar, você primeiro seleciona o tipo de veículo que deseja comprar e paga o valor do ativo ao preço de tabela através do consórcio.

Consórcio já iniciado é aconselhável?

Na maioria dos casos, é mais barato aderir a um consórcio desde o início, o que pode ser uma ótima opção se você não estiver com pressa de comprar um carro.
Por outro lado, fazer parte de um consórcio em andamento costuma ser mais caro.

No entanto, se você está com pressa para comprar o veículo, essa pode ser uma opção mais viável do que dar uma entrada e financiar o restante ou até mesmo entrar em um consórcio de carros desde o início.

Isso ocorre porque no caso de um consórcio já em andamento, as chances de obter uma recompensa por meio de um sorteio ou lance vencedor são muito maiores.
Quando você se junta a um consórcio que já está em andamento, é muito importante manter-se informado sobre o que aconteceu no processo antes de se juntar ao consórcio.

Qual é o custo de um consórcio de veículo?

O custo de um consórcio de veículo é baixo. Como vimos, o consórcio não cobra juros, porém, os consorciados pagarão outras taxas.
No entanto, o valor das parcelas e o custo total do consórcio são muito inferiores aos financiamentos tradicionais.

As taxas do consórcio são:

Fundo de reserva: Como quase tudo na vida, os consórcios se deparam com situações inesperadas, como a inadimplência de alguns integrantes.
Portanto, o objetivo do fundo de reserva é garantir o funcionamento normal do grupo em tais circunstâncias.

Fundo mútuo: Um fundo mútuo, também conhecido como fundo de compra, consiste em recursos que se destinam a ser efetivamente utilizados pelos membros do consórcio para compra de commodities.
Assim, esta taxa destina-se à criação de caixa do grupo, característica da maioria das prestações.

Seguro: Os contratos de consórcio também podem prever pagamentos de seguro. Os mais comuns são: seguro de vida, seguro desemprego e seguro de inadimplência.

Taxa de adesão: Normalmente, essa taxa é cobrada quando o contrato de consórcio é obtido por meio do representante autônomo do gestor.
Esses profissionais mediam e cuidam de toda a negociação.

Ajuste do valor da carta de crédito

A carta de crédito é balanceada periodicamente para que os consorciados não percam o poder aquisitivo dos ativos e garanta aos participantes que o valor disponível é suficiente para adquirir o carro desejado.

Esse reajuste é baseado no índice de mercado registrado no contrato, por isso é importante a leitura de todos os termos.

Essas mudanças ocorrem normalmente a cada 12 meses, ou seja, o primeiro reajuste do consórcio será feito um ano após a primeira parcela.

Normalmente, a tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) é utilizada como parâmetro, pois especifica o valor dos veículos vendidos no país.

Quais são os benefícios de um consórcio de veículos?

Os consórcios são uma forma de proporcionar muitas vantagens aos associados, assim como no financiamento tradicional, a principal forma é não cobrar juros.
Esse modelo de compra parcelada é a melhor opção para quem preza pela disciplina e economia de custos.

Abaixo, listaremos algumas das principais vantagens de um consórcio adquirente:

Burocracia quase inexistente: Uma das grandes vantagens de um consórcio é que ele não é tão burocrático quanto o financiamento. Essa vantagem beneficia aqueles que não podem comprovar sua renda por meio do salário.

Sem taxa de juros: O consórcio de carros é uma opção sem juros e sem parcelas intermediárias.
Os consorciados pagam apenas uma taxa de administração, muito inferior aos juros cobrados pelas instituições financeiras e diluídos na mensalidade do consórcio.

Você escolhe o bem: Após a consideração, o consorciado tem direito à linha de crédito selecionada, mas não fica “preso” na marca. Ao retirar o carro, ele é livre para escolher a marca e o modelo do carro que deseja.

Pontos negativos em um consórcio de veículo

Claro, as vantagens de consórcio superam e muito as desvantagens. Não receber o carro imediatamente pode ser considerado uma desvantagem, porém, nem todos os consorciados conseguem enxergar dessa forma. Por esse motivo, vamos citar as desvantagens do consórcio:

O tempo de entrega é mais demorado: Ao contrário do financiamento, em que o veículo pode ser retirado após o pagamento da parcela inicial, no consórcio isso dependerá de quando o participante for sorteado. No entanto, isso pode acontecer no início do grupo ou apenas no final do grupo.

Alto risco de inadimplência: O risco de inadimplência de um consórcio de automóveis é muito maior porque não depende de apenas um membro do consórcio.

Por isso, é sempre importante entender como os valores padrão de outros participantes afetam os grupos, como se os valores individuais sofrem algum tipo de reajuste.

Além disso, diferentemente do financiamento, um consórcio permite eventualmente quitar as parcelas atrasadas.

Risco de golpe: Como todos sabemos, os criminosos se aproveitam de qualquer situação, e os consórcios de carros não são exceção.

Eles vendem consórcios falsos e desaparecem com o dinheiro que você já investiu.
Por isso, é muito importante ficar atento à reputação da empresa que você está contratando.

Sabendo de tudo isso, vale a pena contratar um consórcio para adquirir um veículo?

Em suma, a resposta é sim, pois – como vimos – as vantagens superam as desvantagens, e vale a pena para quem não tem pressa em pagar mais barato que um empréstimo.